Estão abertas as Inscrições e as candidaturas para submissão de trabalhos ao Congresso Espírita Internacional 2021, com o tema – “Transição Planetária – Desafios e Soluções”, que vai decorrer entre os dias 2 e 3 de outubro, em Lisboa, organizado pela Federação Espírita Portuguesa.
“A época atual é de transição; confundem-se os elementos das duas gerações. Colocados no ponto intermédio, assistimos à partida de uma e à chegada da outra, já se assinalando cada uma, no mundo, pelos caracteres que lhes são peculiares.” – (KARDEC, 1868)
“Transição Planetária – Desafios e Soluções” – Inscreva-se aqui
Como tal, serão bem recebidas propostas para comunicações dentro dos seguintes tópicos, ainda que sem se limitarem aos mesmos:
1 – O momento histórico da Humanidade terrena
2 – Os grandes desafios da transição (sociais, tecnológicos, éticos, morais, …)
3 – O papel do Espiritismo na transição
4 – Ação das Instituições Espíritas / adaptação aos novos tempos / novas necessidades, novas linguagens
5 – A instrução e o consolo nas soluções da transição / propostas e projetos de divulgação
6 – Hora da Regeneração – a hora da Fraternidade
7 – Movimento Espírita e dinamismo – na construção da fraternidade na Terra / a união dos Espíritas
8 – Promoção do respeito (às leis, à ética, ao próximo, ao planeta, à espiritualidade, …)
9 – Espiritualidade e dever
10 – O poder do Evangelho na renovação ou as leis da Nova Era
Diretrizes de submissão de comunicações
As propostas (20 minutos de apresentação) devem conter a seguinte informação:
Título da comunicação e Língua (Português ou Espanhol)
Resumo (máx. 150 palavras);
Nome, Instituição, Morada e email do orador; Pequena biografia do orador e foto.
Data limite e processo de seleção
As propostas de comunicação devem ser submetidas até 30 de abril de 2021 para a seguinte morada eletrónica: congressoespirita2020@gmail.com
A seleção das comunicações será feita por uma comissão constituída para o efeito, pelo processo de double-blind review.
A notificação de aceitação terá lugar até 31 de junho de 2021.
As comunicações escritas serão publicadas posteriormente no site da FEP
Organização
FEP – Federação Espírita Portuguesa
Congresso Espírita Internacional
“Transição Planetária – Desafios e Soluções”
2 e 3 de outubro de 2021
Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa, Portugal
“A época atual é de transição; confundem-se os elementos das duas gerações. Colocados no ponto intermédio, assistimos à partida de uma e à chegada da outra, já se assinalando cada uma, no mundo, pelos caracteres que lhes são peculiares.” – (KARDEC, 1868)
A Humanidade, que em geral se ressente da ausência de sentido espiritual para a existência, confronta-se com desafios nunca antes experimentados e mais do que nunca necessita de instrução e consolo, de orientação e propósito.
A matéria não traz plenitude e o ser “incompleto” anseia, sem o compreender bem, pela Vida.
Os tempos são profundamente desafiantes, também para os que procuram manter um rumo, uma direção. Os obreiros de Jesus enfrentam conflitos intensos e decisivos, externa e internamente. Os desafios de ordem moral são incontornáveis.
É de utilidade geral escutar as vozes reveladoras dos Espíritos, que trazem uma renovação do pensamento com os segredos do além, que o Homem tem necessidade de conhecer para melhor viver, melhor agir e melhor morrer. (cf. DENIS 1922)
“O Espiritismo é uma filosofia viva, aberta a todos os espíritos livres, e que progride por evolução. Ele não faz nenhuma imposição; ele propõe, e o que propõe apoia-se em factos de experiências e provas morais. Não exclui nenhuma das outras crenças, mas eleva-se acima delas e abraça-as numa fórmula mais ampla, numa expressão mais elevada e extensa da verdade”. (DENIS,1922)
Desmitificando a morte e desvelando a realidade além da matéria, deu e continua a dar um contributo precioso para o amadurecimento espiritual da humanidade, apontando para a finalidade existencial, ampliando as possibilidades de encontro consigo mesmo, de consciência de si. A mediunidade disciplinada e orientada para o bem, proporciona o intercâmbio entre a esfera material e a espiritual, com naturalidade e elevação. É poderosa modeladora do caráter e permite que o ser humano se torne num cooperador, que contribui para a diminuição da massa dos infelizes que se encontram no plano espiritual em parceria com os reencarnados. (cf. MIRANDA 2012)
Neste momento rico de desafios e aprendizagens, torna-se indispensável que os espíritas se unam em torno do ideal que os aproxima e que debatam a forma como, empenhados e solidários no conhecimento e nos propósitos, podem realizar em conjunto o trabalho da construção da fraternidade na Terra; que partilhem experiências, reflexões e projetos; que tracem rumos para o futuro.