Encontro “Nos Passos de Francisco” em Assis na Itália

Encontro “Nos Passos de Francisco” em Assis na Itália

“Nos Passos de Francisco” foi o título do “VIII° Encontro Fraterno de Grupos Espíritas”, realizado na cidade de Assis, região da Umbria, Itália, nos dias 9 e 10 de Novembro de 2019.

O Encontro foi uma ocasião de confraternização nacional, onde todos os grupos espíritas italianos foram convidados a participarem e que reuniu representantes de 22 grupos nas dependências da “Domus Laetitae” – Casa da Alegria – retiro espiritual dos Freis da ordem “Capuccini” (Ordem dos Frades Menores Capuchinhos): grande hospitalidade, refeitório, auditório, espaço lúdico para crianças e uma linda Igreja, que hospedaram pela primeira vez um Encontro Espírita.

Às 15 horas de Sábato, 9 de Novembro, Emanuela Mitraglia, italiana, espírita, originária da região de Assis e membro do grupo “Sentieri dello Spirito” – Caminhos do Espírito – de Milão, visivelmente emocionada deu início ao Encontro na sala Sao Francisco, dando as boas vindas à todos os participantes; após a prece de abertura, foi introduzido o tenor Luis Odilon dos Santos, em arte Ludo Farago, brasileiro, espírita, cantor lírico que interpretou a “Ave Maria no Morro” de Herivelto Martins e “Fratello Sole e Sorella Luna” de Jean Marie Benjamin e Riz Ortolani. Em seguida, Jussara Korngold, atual Secretaria Geral do CEI, dando as boas vindas a FIDES por ser agora um membro oficial do CEI. Jussara discorreu sobre o histórico do CEI, sua finalidade e a necessidade da fraternidade entre os espiritas. Seguiu-se uma breve saudaçao de Pedro Aganian, brasileiro que há doze anos fundou uma Casa Espírita em Angola, onde vive e trabalha. Em seguida uma apresentação de Carolina D’Andrea sobre as viagens de Francisco de Assis. Após o jantar a noite proseguiu com uma prece de Katarina Soares do grupo “Seme di Luce” – Semente de Luz – de Biella; em seguida  palestra de Mirella Ciarlini, terapeuta transpessoal da AME Mossoró; os trabalhos concluíram-se com palestra do médium e orador paulista Miguel Formiga, que falou sobre a mediunidade de seu pai, Eurícledes Formiga e sua colaboração com Chico Xavier e da mediunidade de psicografia.

Toda a manhã de Domingo foi reservada para o seminário de Haroldo Dutra Dias, realizado excepcionalmente dentro da Igreja, por oferecer um espaço mais amplo, das 10.30 hs às 13.15 hs. O seminário foi introduzido pelo flautista italiano Simone Giananneschi que executou um pot-pourri sacro, seguido pela oração de Mirella Ciarlini. Após a palestra  de Haroldo Dutra foi feita uma breve homenagem ao orador e escritor espírita Richard Simonetti, cujo sonho de visitar Assis, foi realizado através da sua esposa Tânia Simonetti, presente ao Encontro junto ao grupo que acompanhava Haroldo Dutra; comitiva esta composta por representantes de grupos da Inglaterra, Portugal, Estados Unidos e cerca de 25 grupos do Brasil. O Encontro contou assim com cerca de 230 participantes.

Para concluir os trabalhos do “VIII° Encontro Fraterno de Grupos Espíritas – Nos Passos de Francisco”,  o tenor brasileiro, espírita e cantor lírico Maécio Gomes, interpretou a “Ave Maria” de Gounod e a “Ave Maria” de Gomez.

Foram momentos de espiritualidade e compartilhamento, graças também a equipe de trabalhadores composta por membros de diversos grupos coordenados por Fernanda Cancelliero e Regina Zanella, os quais agradecemos por todo carinho e dedicação. Todo o evento concorreu para inaugurar uma nova fase para a divulgação Espírita no solo italiano, e que certamente ficarão registrados, não somente na memória e nos corações dos presentes, mas no registro dos anais do Espiritismo italiano.

Pode-se acessar a parte artística e alguns momentos do encontro na página da FIDES (Federação Espírita Italiana).Link www.fidesitalia.org

 

share