Congresso Espírita Internacional 2020

Congresso Espírita Internacional 2020

Inscreva-se aqui

“Transição Planetária – Desafios e Soluções”

“A época atual é de transição; confundem-se os elementos das duas gerações. Colocados no ponto intermédio, assistimos à partida de uma e à chegada da outra, já se assinalando cada uma, no mundo, pelos caracteres que lhes são peculiares.” – (KARDEC, 1868)

A Humanidade, que em geral se ressente da ausência de sentido espiritual para a existência, confronta-se com desafios nunca antes experimentados e mais do que nunca necessita de instrução e consolo, de orientação e propósito.

A matéria não traz plenitude e o ser “incompleto” anseia, sem o compreender bem, pela Vida.
Os tempos são profundamente desafiantes, também para os que procuram manter um rumo, uma direção. Os obreiros de Jesus enfrentam conflitos intensos e decisivos, externa e internamente. Os desafios de ordem moral são incontornáveis.

É de utilidade geral escutar as vozes reveladoras dos Espíritos, que trazem uma renovação do pensamento com os segredos do além, que o Homem tem necessidade de conhecer para melhor viver, melhor agir e melhor morrer. (cf. DENIS 1922)

“O Espiritismo é uma filosofia viva, aberta a todos os espíritos livres, e que progride por evolução. Ele não faz nenhuma imposição; ele propõe, e o que propõe apoia-se em factos de experiências e provas morais. Não exclui nenhuma das outras crenças, mas eleva-se acima delas e abraça-as numa fórmula mais ampla, numa expressão mais elevada e extensa da verdade”. (DENIS,1922)

Desmitificando a morte e desvelando a realidade além da matéria, deu e continua a dar um contributo precioso para o amadurecimento espiritual da humanidade, apontando para a finalidade existencial, ampliando as possibilidades de encontro consigo mesmo, de consciência de si. A mediunidade disciplinada e orientada para o bem, proporciona o intercâmbio entre a esfera material e a espiritual, com naturalidade e elevação. É poderosa modeladora do caráter e permite que o ser humano se torne num cooperador, que contribui para a diminuição da massa dos infelizes que se encontram no plano espiritual em parceria com os reencarnados. (cf. MIRANDA 2012)

Neste momento rico de desafios e aprendizagens, torna-se indispensável que os espíritas se unam em torno do ideal que os aproxima e que debatam a forma como, empenhados e solidários no conhecimento e nos propósitos, podem realizar em conjunto o trabalho da construção da fraternidade na Terra; que partilhem experiências, reflexões e projetos; que tracem rumos para o futuro.

page1image1649824

 

Assim, este Congresso Espírita Internacional, reunindo espíritas de várias latitudes e experiências geográfica e socioculturalmente diversificadas, procurará privilegiar as abordagens que contribuam para ampliar as diversas dimensões do tema da transição planetária, contribuindo para o debate, para a permuta de experiências e para a construção de plataformas de reflexão rumo ao triunfo do bem na Terra.

Como tal, serão bem recebidas propostas para comunicações dentro dos seguintes tópicos, ainda que sem se limitarem aos mesmos:

page1image2930064

1 – O momento histórico da Humanidade terrena

2 – Os grandes desafios da transição (sociais, tecnológicos, éticos, morais, …)

3 – O papel do Espiritismo na transição

4 – Ação das Instituições Espíritas / adaptação aos novos tempos / novas necessidades, novas linguagens

5 – A instrução e o consolo nas soluções da transição / propostas e projetos de divulgação

6 – Hora da Regeneração – a hora da Fraternidade

7 – Movimento Espírita e dinamismo – na construção da fraternidade na Terra / a união dos Espíritas

8 – Promoção do respeito (às leis, à ética, ao próximo, ao planeta, à espiritualidade, …)

9 – Espiritualidade e dever

10 – O poder do Evangelho na renovação ou as leis da Nova Era

Diretrizes de submissão de comunicações

As propostas (20 minutos de apresentação) devem conter a seguinte informação:
Título da comunicação e Língua (Português ou Espanhol)

Resumo (máx. 150 palavras);
Nome, Instituição, Morada e email do orador; Pequena biografia do orador e foto.

Data limite e processo de seleção

As propostas de comunicação devem ser submetidas até 30 de abril de 2020 para a seguinte morada eletrónica: congressoespirita2020@gmail.com
A seleção das comunicações será feita por uma comissão constituída para o efeito, pelo processo de double-blind review.

A notificação de aceitação terá lugar até 31 de junho de 2020.
As comunicações escritas serão publicadas posteriormente no site da FEP

Organização

FEP – Federação Espírita Portuguesa

Congresso Espírita Internacional
“Transição Planetária – Desafios e Soluções”

3 e 4 de outubro de 2020

Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa, Portugal

Materiais de divulgação para Imprimir

Flyer_congresso espirita internacional

Cartaz_Congresso_Espirita_Internacional_FEP_2020-01

Inscrições on-line clicar aqui

share